A MAGIA DAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NA VIDA DOS IDOSOS- POR ROSANGELA LAMBERT

A Magia das Experiências Musicais na Vida dos Idosos

Por Rosangela Lambert

A política nacional do idoso (PNI), Lei nº8. 842, de 4 de janeiro de 1994, e o estatuto do Idoso -Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, definem Idoso pessoas com 60 anos ou mais. É importante reconhecer que a idade cronológica não é um marcador preciso para as mudanças que acompanham o envelhecimento. Existem diferenças significativas relacionadas ao estado de saúde, condições econômicas e sociais entre pessoas da mesma idade.

Envelhecer é um processo multifatorial e subjetivo, ou seja, cada indivíduo tem sua maneira própria de envelhecer. Sendo assim o processo de envelhecimento é um conjunto de fatores que vai além do fato de ter mais de 60 anos. Deve-se levar em consideração também as condições biológicas, intimamente relacionadas com a idade cronológica, traduzindo-se por um declínio harmônico de todo conjunto orgânico, tornando-se mais acelerado quanto maior a idade.

Naturalmente as faculdades cognitivas começam a falhar, apresentando problemas de memória, atenção, orientação e concentração, podendo haver perda da independência e autonomia. Assim, gradativamente, mudanças físicas, psicológicas e sociais acometem a pessoa idosa.

Com o crescente aumento mundial do número de pessoas idosas, medidas preventivas capazes de melhorar a saúde e a qualidade de vida vêm sendo adotadas.

O termo “envelhecimento ativo” é uma das metas da Organização Mundial de Saúde (OMS), com objetivo de proporcionar à população idosa um envelhecimento com oportunidades, assistência, segurança e bem-estar.

Muitos são os recursos que podem proporcionar a promoção da saúde do idoso, sendo, um deles, a música. Segundo Keneth Bruscia, Professor Emérito do Departamento de Música e Musicoterapia da Universidade da Philadelphia, a música não é só uma forma de arte tipicamente “auditiva” (passiva), mas é capaz de mobilizar os sentidos do homem e produzir estímulos cognitivos, motores, comportamentais, emocionais e sociais.

Entre as atividades musicais possíveis para aplicação com idosos podemos citar a expressão corporal, a dança, atividades rítmicas corporais ou com instrumentos musicais, a audição e a criação musical, a prática do canto, dinâmicas e jogos musicais.

Vale ressaltar que a utilização de músicas e canções que fizeram parte da história de vida do idoso pode contribuir diretamente na elevação de sua autoestima, prazer de “brincar e jogar” musicalmente. Podem ser canções de ninar, canções da escola, brinquedos cantados, de programas de TV, canções de amor, de amizade, de todos os tempos e sentimentos que marcaram sua vida. Assim, a partir das músicas que fizeram parte de sua história de vida, o idoso poderá cantar suas dores e amores, suas perdas e ganhos, reconhecendo-se em seu fazer musical, elaborando conteúdos internos, afetivos e emocionais, num processo de redescobertas.

De igual modo, a possibilidade de experimentar o novo, conhecendo músicas e canções, analogamente, estimula e encoraja o idoso pela busca do novo em sua própria vida.

Importante lembrar que não só a exposição às experiências musicais é benéfica para os idosos, mas também a Educação Musical na maturidade é possível, uma vez que a velhice não é sinônimo de incapacidade. Aprender a cantar ou a tocar um instrumento, por exemplo, favorecem a liberdade de expressão, o uso do raciocínio e da memória, fortalecem relações grupais, promovendo a integração social.

Enfim, por meio de diferentes experiências musicais (cantar, tocar, escutar, dançar, criar e brincar musicalmente), surgem espaços para recordações, transformações, ressignificações e para novas descobertas. A música, arte mágica dos sons, capaz de promover encontros humanos, “dá mais vida à vida” dos idosos.

Para conhecer mais sobre esse trabalho assista: https://www.youtube.com/watch?v=e8CRaDjy1-8&t=4s

 

“A vida é maravilhosa, se não se tem medo dela”.

                                                          Charlie Chaplin            

      

Rosangela Lambert 

É paulista, formada em piano erudito popular, licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música, especialista em Educação Musical e em Musicoterapia. Escreve artigos sobre música e educação para o site Terra da Música. Ministra cursos de formação em educação musical para profissionais que atuam com crianças e idosos.É professora de música na rede regular de ensino e musicoterapeuta para idosos em grupos sociais. Está cursando pós-graduação em Saúde do Idoso e Gerontologia.