Fazer careta na aula de música?? Sim!
Sabemos que trabalhar as expressões faciais é de grande importância para o autoconhecimento, a legitimação dos sentimentos, para extravasar emoções, para identificar sensações e ter a possibilidade de aprender a lidar com as mesmas.
Nós vamos propor uma atividade que, ao ser trabalhada na sala de aula, pode colaborar com vários aspectos na formação musical, social e crítica da criança.
Vamos lá?
Caretas Musicais
Objetivo: Trabalhar expressões faciais diversas;
Relacionar essas expressões com a música apreciada.
Material: Músicas de estilos contrastantes (instrumental, cantada, lenta, rápida…)
Como jogar:
* Pedir aos alunos para: sorrir com boca fechada, sorrir com boca aberta;
encher a bochecha de ar do lado esquerdo, depois lado direito ;
Mastigar como se estiver comendo algo saboroso;
Fazer cara de espanto;
Fazer cara de tristeza;
Fechar olho esquerdo, fechar olho direito….
Depois que os alunos praticarem várias expressões faciais e tiverem feito muitas caretas,coloque uma música ( à sua escolha) e instigue o alunos a expressarem através das caretas. Eles deverão fazer expressões que combinem com a música. Coloque outra música e deixe que façam o mesmo. Não coloque músicas inteiras, trabalhe com fragmentos de músicas bem diferentes umas das outras.
Depois o professor pode dividir a sala em grupos e cada grupo criar expressões/caretas específicas para as músicas ouvidas e cada grupo apresenta para os outros alunos.
Faça com seus alunos e depois nos conte como foi!
Caixola Musical
Aline Fróes e Sandra Ribeiro